domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROVÁVEIS PASSEIOS

O destino planejado e programado é o Salto Yucumã, beleza natural do Rio Grande do Sul que está para sumir devido ao progresso. Além do Salto, que é o gran finale, poderei visitar também:

UHE Itaipu

Localizada no Rio Paraná, é a maior geradora de energia renovável do planeta (assim a Itaipu diz). Existem alguns passeios que é possível realizar dentro da usina, com guias e tudo o mais.
Informações: Turismo Itaipu
Localização: Foz do Iguaçu/PR


Cataratas do Iguaçu

Famosa queda d'água, na fronteira entre Brasil e Argentina. É um local manjado e conhecido por todos, devido a proximidade de minha rota também tentarei a visita.
Informações: Cataratas do Iguaçu
Localização: Foz do Iguaçu/PR


Faxinal do Céu

Distrito do município de Pinhão, no Paraná. Tenho um colega que já visitou e me disse sobre esta localidade, quando encontrei fotos na internet tive certeza que um dia a visitaria.
Localização: Pinhão/PR


Estes - repito - são prováveis passeios. Devido a pouca distância entre a rota e estes pontos poderei visitá-los.
Apenas Faxinal do Céu que é um pouco fora do roteiro, já na volta. Porém não custa tentar visitar este ponto também!

O certo é que contemplarei o Yucumã! Claro!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

YUCUMÃ PODE DESAPARECER

O Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, pode desaparecer. Isto ocorrerá se os planos de Argentina e Brasil forem adiante para a construção de uma hidrelétrica bi-nacional (UHE Garabi), ao exemplo de Itaipú e que será construída no Rio Uruguai.


Segundo a mídia, a hidrelétrica em questão terá seu início de construção já no ano de 2013 (faz parte do PAC/PAC2). A criação de um reservatório irá inundar o salto, ficando assim esquecido para sempre dentro das águas.


Segundo o prefeito de Derrubadas/RS afirmou aqui em setembro de 2011, a visibilidade do salto já está comprometida devido a instalação de três hidrelétricas no percurso do Rio Uruguai.

Infelizmente ao que tudo indica perderemos mais uma maravilha da natureza em favor do progresso!

Visitarei o Salto no mês de maio e espero contemplar a sua beleza.

Neste blog existem informações em defesa do salto.


Abraços!

SOBRE O SALTO DO YUCUMÃ


O Parque Estadual do Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul (1947) e a sua principal atração é o Salto do Yucumã, a maior queda longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. O Parque tem uma área de 17.491 hectares e fica às margens do rio Uruguai. O Salto fica, na realidade, em solo argentino, mas são os brasileiros que têm o privilégio de se deslumbrar com suas quedas, que aparecem de acordo com as cheias do rio.

É o último reduto da onça-pintada no Estado do Rio Grande do Sul, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.

O Salto localiza-se em Derrubadas/RS.






Fonte: Bemtevi Brasil